top of page

Mensagem aos futuros ingressantes

A equipe do LabPESCA tem como meta perpétua e inabalável a produção de conhecimentos científicos e a formação de recursos humanos com o mais elevado grau de excelência acadêmica. Assim, reservamos esse espaço para oferecer algumas recomendações gerais aos futuros candidatos interessados em ingressar no nosso laboratório.

Espera-se que os estagiários e/ou bolsistas que desejem desenvolver projetos junto ao LabPESCA possuam qualificações – ainda que preliminares – em trabalho de campo (coletas, embarques) e trabalho de bancada (amostragem biológica e outros).

É desejável que os futuros colaboradores tenham algum grau de conhecimento em estatística, e que estejam familiarizados com o software R. Também se espera que os candidatos busquem constantemente conhecer profundamente a literatura referente ao projeto a que estiverem vinculados e que se mantenham sempre atualizados. O aprendizado é uma busca incessante.

A equipe do LabPESCA está sempre disponível para dar todo o apoio e orientação necessários para os trabalhos a serem desenvolvidos no nosso laboratório. No entanto, devemos lembrar que os projetos individuais são de responsabilidade do aluno, o que requer muita dedicação e um senso apurado de responsabilidade individual.

Existe uma frase atribuída ao inventor estadunidense Thomas Edison (1847–1931) que diz o seguinte: “Genius is one percent inspiration, ninety-nine percent perspiration” (“O gênio é 1% inspiração e 99% transpiração", em tradução livre). O que em outras palavras quer dizer que para se atingir quaisquer objetivos, é necessário muito trabalho, esforço, dedicação e persistência – o que é particularmente aplicável na área da ciência.

Assim, encorajamos aos futuros colaboradores que se inspirem nas palavras de Thomas Edison na busca de seus objetivos junto à equipe do LabPESCA.

No mais, sejam todos bem-vindos(as) ao nosso laboratório.

bottom of page